Contos e Lendas
A Lenda dos Santos do Vimieiro - Arraiolos
A pouco mais de uma légua de Arraiolos fica a freguesia de Vimieiro, onde se conta a lenda dos Santos. E esta diz que são José tinha quatro filhos – Santo António, São Pedro, São João e São Gens. Porém, acontecia que os manos andavam sempre à briga entre si. E, tão mal se portavam que o pai colocou cada qual em seu cabeço de modo que eles entre si se pudessem ver, assim como ele os pudesse ver também. E a verdade é que os maninhos nunca mais andaram à briga. E, a vila do Vimieiro ficou entre os quatro cabeços e protegida pelos Santos!
Não se feche a crónica sem lembrarmos entre as lendas do Vimieiro se destaca uma sobre a igreja de São Pedro. Conta o povo que lá perto havia uma galinha que tinha vinte pintainhos e cantava continuamente no alto de uma oliveira. Ora a galinha cantava para afastar as pessoas que por lá passavam! Também diz uma outra lenda que quem conseguir enfiar um dedo na fechadura desta igreja, mas mantendo os olhos fechados, casará em breve. Porém não se vão para outras páginas sem ficarem a saber que perto da igreja de Santo António há um cruzeiro com quatro degraus dispostos em quadrado. E a cerca de uma centena de metros deste monumento existe um poço. Pois a quem for capaz de lá ir à meia noite e saltar a boca de costas, abre-se a cruz e aparecerá um grande tesouro.
Tentando, mas não sendo capaz, do mesmo sítio sairá um touro encantado que matará o experimentador. Porém, este tem a possibilidade de correr uns trezentos metros até ao poço do Gil, onde procurará também saltar de costas, salvando a oportunidade, mas este segundo poço é mais largo e fundo que o primeiro.